O Gênios da Ciência é um jogo educacional on-line desenvolvido a partir da parceria entre a Fundação Siemens e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo. Trata-se de uma versão on-line do projeto Experimento 10+.
Na cidade Gênios da Ciência, os participantes são convidados a solucionar desafios nas seguintes áreas: Saúde, Energia e Meio Ambiente. Além das experiências on-line, os participantes terão acesso a experiências que podem ser realizadas em casa ou em sala de aula, sempre sob a supervisão de um responsável. Ao final do campeonato, acontece uma premiação ao jogador com maior pontuação!
Criado pela Siemens Stiftung (Fundação Siemens na Alemanha), o projeto Experimento já está presente em três continentes e tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pela Ciência. Para isso, disponibiliza caixas específicas para cada faixa etária (Experimento 4+, Experimento 8+ e Experimento 10+) com ferramentas e instrumentos em diversas escolas para que os alunos, junto aos seus educadores, possam aprender mais sobre Ciência por meio de investigação e criatividade, aplicando o ciclo do pensamento científico. O Gênios da Ciência tem como base o Experimento 10+, voltado para alunos entre a faixa etária de 10 a 14 anos de idade.
O projeto é direcionado a alunos do Ensino Fundamental de 10 a 14 anos. Professores e gestores das escolas também são convidados a se envolver com o projeto a fim de engajar e acompanhar a participação e o aprendizado dos respectivos alunos.
Escolas, professores e alunos podem criar seus próprios perfis no portal do jogo. No momento do cadastro ou durante o jogo, o perfil do aluno pode ser vinculado aos dos respectivos professores e ao da escola. Isso permite que ambos acompanhem de perto o desempenho dos alunos. Vale mencionar, porém, que o interessado pode se cadastrar no jogo independentemente do envolvimento da escola ou dos professores no projeto.
Para garantir a segurança dos jogadores, o cadastro deverá ser validado por e-mail pelo responsável. Após a finalização do cadastro, o acesso ao jogo é liberado.
A cidade Gênios da Ciência é dividida em sete estações (desafios), sendo elas o parque, o hospital, o restaurante, a mercearia, a academia, a usina e a horta da cidade. Os alunos irão ajudar os moradores da cidade em cada estação a solucionar os respectivos desafios. Para isso, eles devem usar ferramentas que serão disponibilizadas ao longo do jogo. Estas estarão sempre disponíveis na maleta virtual do jogador e para cada desafio será solicitada uma ferramenta específica. O portal utilizado possibilita o uso de elementos de simulação, o que torna a experiência ainda mais envolvente.
Cada lugar no mapa do jogo oferece um desafio diferente, para os quais os alunos devem usar seu conhecimento além dos diversos itens e ferramentas coletados ao longo do jogo. Os desafios são:
A luz na mercearia acabou e o dono precisa de ajuda para iluminar o porão.
Palavras-chave: Frutas, Energia, Química, Bateria, Vegetais, Legumes, Lâmpada.
A gerente do hospital precisa ensinar aos visitantes a importância do sabão.
Palavras-chave: Higiene, Pele, Limpeza, Mãos, Água.
O jogador deve explicar ao horticultor por que as plantas perdem água.
Palavras-chave: Ciclo, Água, Plantas, Luz, Calor, Evaporação.
O cozinheiro precisa de ajuda para descobrir quais alimentos são ricos em carboidratos.
Palavras-chave: Carboidratos, Energia, Metabolismo, Amido, Açúcar, Legumes.
Os alunos da academia não sabem como o açúcar ajuda nosso corpo a se mover.
Palavras-chave: Exercício, Açúcar, Queimar, Respiração, Calor.
A equipe de funcionários deve aprender como uma usina solar funciona.
Palavras-chave: Energia, Célula, Sol, Solar, Painel.
O parque está sujo e o lixo precisa ser separado corretamente.
Palavras-chave: Limpeza, Lixo, Reciclagem, Metal, Magnetismo, Ímã, Separar.
A escola e os professores têm a liberdade de escolher como vão implementar o jogo no âmbito escolar. Ele pode ser jogado em sala com a presença do professor, alinhado ao conteúdo programático, ou qualquer alternativa de preferência da escola. Sendo cadastrado no jogo, o professor tem acesso ao desempenho e progresso de seus alunos.
A cada experimento realizado e desafio solucionado, o jogador acumula pontos, que serão usados para definir o ranking. Acontecerão dois momentos de premiação aos alunos com maior pontuação.
O campeonato acontece: de 01/08/2022 até 09/12/2022
Para acessar o jogo, basta entrar no site www.geniosdaciencia.com.br. O jogo Gênios da Ciência é online e não requer instalação.
O “Gênios da Ciência – Experimento 10+” não gera custo ou compromisso nenhum para as escolas participantes.
Por meio do jogo, os alunos têm a oportunidade de se envolver de uma forma divertida e criativa com temas importantes que são normalmente vistos como muito difíceis ou entediantes, fomentando assim o aumento de interesse e motivação dos alunos pela Ciência. Usar os meios digitais como ferramenta de ensino para um método diferenciado de aprendizagem pode beneficiar tanto o desempenho dos alunos, quanto da própria escola.
A Fundação Siemens foi criada a partir da necessidade de contribuir com o desenvolvimento local, primordialmente nas comunidades onde atua, a partir do entendimento de que ao sermos parte integrante da sociedade, também somos responsáveis por sua situação e ao mesmo tempo, agentes transformadores.
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. É uma instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.
● Primeira edição (2017): impactou na formação de mais de 3.200 alunos e contou com a participação de 30 escolas, públicas e privadas. Ao final do campeonato, a aluna Sofia Bacci Lopes, 13 anos, do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo, foi presenteada com um tablet. “Eu amo Ciências e o jogo só me incentivou a gostar ainda mais dessa matéria, porque não existe muito incentivo e atrativo para Ciências. Quando surgiu o jogo eu fiquei muito feliz”, disse Sofia. A Prof. Dra. Mariana Abrahão, assessora pedagógica da área de Ciências da Natureza da Educação Metodista, acompanhou o desenvolvimento da iniciativa desde o início e falou sobre o projeto. “A nossa expectativa era de que fosse possível fomentar a curiosidade e o interesse dos nossos alunos pelos conceitos envolvidos com os experimentos da plataforma e motivá-los na busca pelo conhecimento por meio de uma atitude investigativa. E ao final do projeto, verificamos que deu certo. Nossa experiência foi muito positiva e acreditamos que isso só tenha a crescer. Ficamos muito felizes em fazer parte deste projeto inovador e pioneiro. Foi uma estratégia muito bem-vinda que vai continuar sendo adotada”.
● Segunda edição (2020): quando o mundo se encontrava em isolamento social, o ensino fundamental foi tremendamente impactado, tornando ainda mais valiosas inciativas como o Gênios da Ciência. Por isso, realizamos uma segunda edição que apoiou o ensino à distância de mais de 600 alunos, premiando 2 estudantes ao final do campeonato - Manoel Ferreira de Vasconcellos Del Piero Rodrigues, do Grupo Educacional Leonardo da Vinci, e Yan Andrade Garcia, do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista. O pai de Yan, Gustavo Tavares Garcia, também expressou seu contentamento com a participação do filho na competição: “Quero externar que foi uma das atividades mais interessante que já vi e que o Yan teve que pesquisar muito para chegar aonde chegou. Esse é o objetivo de todo educador, instigar os alunos à curiosidade e ao autoconhecimento”.
● Depoimento Câmara Brasil-Alemanha: “Como é de conhecimento, as atividades da Câmara Brasil-Alemanha são voltadas a adultos que já estão no mercado de trabalho. Portanto, foi muito enriquecedor apoiar a formação de jovens que poderão futuramente atuar em uma das nossas empresas associadas. Além disso, uma vez que o projeto tem como objetivo fomentar o interesse pela Ciência a partir da Experimentação, conseguimos aproveitar da nossa experiência com o tema inovação para desenvolver uma proposta diferenciada que englobasse algumas das principais tendências, por exemplo, gamification e ensino à distância”, comenta Bruno Vath Zarpellon, diretor do departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha.
contato@geniosdaciencia.com.br ou pelo telefone (11) 5180-2326
Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo:
Fundação Siemens no Instagram!
AHK Brasil no Instagram!