O que é o projeto Gênios da Ciência – Experimento 10+?

O Gênios da Ciência é um jogo educacional on-line desenvolvido a partir da parceria entre a Fundação Siemens e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo. Trata-se de uma versão on-line do projeto Experimento 10+.

Na cidade Gênios da Ciência, os participantes são convidados a solucionar desafios nas seguintes áreas: Saúde, Energia e Meio Ambiente. Além das experiências on-line, os participantes terão acesso a experiências que podem ser realizadas em casa ou em sala de aula, sempre sob a supervisão de um responsável. Durante o campeonato acontecerão duas premiações aos jogadores com maior pontuação!

O que é o projeto Experimento?

Criado pela Siemens Stiftung (Fundação Siemens na Alemanha), o projeto Experimento já está presente em três continentes e tem o objetivo de despertar o interesse das crianças pela Ciência. Para isso, disponibiliza caixas específicas para cada faixa etária (Experimento 4+, Experimento 8+ e Experimento 10+) com ferramentas e instrumentos em diversas escolas para que os alunos, junto aos seus educadores, possam aprender mais sobre Ciência por meio de investigação e criatividade, aplicando o ciclo do pensamento científico. O Gênios da Ciência tem como base o Experimento 10+, voltado para alunos entre a faixa etária de 10 a 14 anos de idade.

Quem pode participar do Gênios da Ciência?

O projeto é direcionado a alunos do Ensino Fundamental de 10 a 14 anos. Professores e gestores das escolas também são convidados a se envolver com o projeto a fim de engajar e acompanhar a participação e o aprendizado dos respectivos alunos.

Como se inscrever?

Escolas, professores e alunos podem criar seus próprios perfis no portal do jogo. No momento do cadastro ou durante o jogo, o perfil do aluno pode ser vinculado aos dos respectivos professores e ao da escola. Isso permite que ambos acompanhem de perto o desempenho dos alunos. Vale mencionar, porém, que o interessado pode se cadastrar no jogo independentemente do envolvimento da escola ou dos professores no projeto.

Para garantir a segurança dos jogadores, o cadastro deverá ser validado por e-mail pelo responsável. Após a finalização do cadastro, o acesso ao jogo é liberado.

Como o jogo funciona?

A cidade Gênios da Ciência é dividida em sete estações (desafios), sendo elas o parque, o hospital, o restaurante, a mercearia, a academia, a usina e a horta da cidade. Os alunos irão ajudar os moradores da cidade em cada estação a solucionar os respectivos desafios. Para isso, eles devem usar ferramentas que serão disponibilizadas ao longo do jogo. Estas estarão sempre disponíveis na maleta virtual do jogador e para cada desafio será solicitada uma ferramenta específica. O portal utilizado possibilita o uso de elementos de simulação, o que torna a experiência ainda mais envolvente.

Quais são os desafios do jogo?

Cada lugar no mapa do jogo oferece um desafio diferente, para os quais os alunos devem usar seu conhecimento além dos diversos itens e ferramentas coletados ao longo do jogo. Os desafios são:

Como inserir o jogo no ambiente escolar?

A escola e os professores têm a liberdade de escolher como vão implementar o jogo no âmbito escolar. Como nos encontramos em isolamento social, os alunos podem jogar em casa e compartilhar seu progresso com os professores e colegas à distância, bem como a realização dos experimentos, contando neste caso com o apoio dos responsáveis em casa. Caso as atividades da escola retornem à normalidade, o jogo pode ser jogado em sala com a presença do professor alinhado ao conteúdo programático, ou qualquer alternativa de preferência da escola. Sendo cadastrado no jogo, o professor tem acesso ao desempenho e progresso de seus alunos.

Como funciona o campeonato?

A cada experimento realizado e desafio solucionado, o jogador acumula pontos, que serão usados para definir o ranking. Acontecerão dois momentos de premiação aos alunos com maior pontuação.

Qual é o período do campeonato?

Nesta edição teremos 2 campeonatos:

● 12/08/2020 a 29/10/2020 – premiação dia 30/10/2020

● 30/10/2020 a 11/12/2020 – premiação dia 14/12/2020

Como acessar o jogo?

Para acessar o jogo, basta entrar no site www.geniosdaciencia.com.br. O jogo Gênios da Ciência é online e não requer instalação.

O jogo terá algum custo ou compromisso para a escola?

O “Gênios da Ciência – Experimento 10+” não gera custo ou compromisso nenhum para as escolas participantes.

Por que minha escola deveria participar do projeto?

Estamos passando por um período de grandes desafios e que requer adaptação e criatividade. Estudar em casa pode não produzir os mesmos resultados que na escola, onde o aluno possui o apoio de um profissional e tem os amigos ao lado. Com o objetivo de tornar esse período de estudo em casa mais produtivo, didático e dinâmico estamos lançando a segunda edição do Gênios da Ciência. Por meio do jogo “Gênios da Ciência”, os alunos participantes têm a oportunidade de se envolver de uma forma divertida e criativa com temas importantes que são normalmente vistos como muito difíceis ou entediantes, fomentando assim o aumento de interesse e motivação dos alunos pela Ciência. Usar os meios digitais como ferramenta de ensino para um método diferenciado de aprendizagem pode beneficiar tanto o desempenho dos alunos, quanto da própria escola.

O que é a Fundação Siemens?

A Fundação Siemens foi criada a partir da necessidade de contribuir com o desenvolvimento local, primordialmente nas comunidades onde atua, a partir do entendimento de que ao sermos parte integrante da sociedade, também somos responsáveis por sua situação e ao mesmo tempo, agentes transformadores.

Quem é a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha?

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. É uma instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países.

Primeira Edição

Em 2017 foi realizada a primeira edição do jogo “Gênios da Ciência”, que impactou na formação de mais de 3.200 alunos e contou com a participação de 30 escolas, públicas e privadas. Ao final do campeonato, a aluna Sofia Bacci Lopes, 13 anos, do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo, foi presentada com um tablet. “Eu amo Ciências e o jogo só me incentivou a gostar ainda mais dessa matéria, porque não existe muito incentivo e atrativo para Ciências. Quando surgiu o jogo eu fiquei muito feliz”, disse Sofia. A Prof. Dra. Mariana Abrahão, assessora pedagógica da área de Ciências da Natureza da Educação Metodista, acompanhou o desenvolvimento da iniciativa desde o início e falou sobre o projeto. “A nossa expectativa era de que fosse possível fomentar a curiosidade e o interesse dos nossos alunos pelos conceitos envolvidos com os experimentos da plataforma e motivá-los na busca pelo conhecimento por meio de uma atitude investigativa. E ao final do projeto, verificamos que deu certo. Nossa experiência foi muito positiva e acreditamos que isso só tenha a crescer. Ficamos muito felizes em fazer parte deste projeto inovador e pioneiro. Foi uma estratégia muito bem-vinda que vai continuar sendo adotada”. “Como é de conhecimento, as atividades da Câmara Brasil-Alemanha são voltadas a adultos que já estão no mercado de trabalho. Portanto, foi muito enriquecedor apoiar a formação de jovens que poderão futuramente atuar em uma das nossas empresas associadas. Além disso, uma vez que o projeto tem como objetivo fomentar o interesse pela Ciência a partir da Experimentação, conseguimos aproveitar da nossa experiência com o tema inovação para desenvolver uma proposta diferenciada que englobasse algumas das principais tendências, por exemplo, gamification e ensino à distância”, comenta Bruno Vath Zarpellon, diretor do departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com:

contato@geniosdaciencia.com.br ou pelo telefone (11) 5180-2326

Acompanhe também a página do Gênios da Ciência no Facebook!